Benefício do magnésio

O magnésio é um mineral mundialmente conhecido devido aos seus benefícios a saúde.

Ele desempenha diversas funções no organismo como na produção de proteínas, produção e transporte de energia e na contração e relaxamento muscular.

Por ser muito fácil de encontrar fontes desse mineral, faz a falta de magnésio ser muito rara entre as pessoas. Entretanto, a falta desse mineral no organismo pode causar insônia, dores, fraqueza, ansiedade, pressão alta, diabetes, convulsões, alteração no humor, dores no estômago, asma, perda de cabelo, entre outros sintomas.

Existem muitas fontes de magnésio, as principais são a abóbora, soja, feijão preto, sementes de girassol, espinafre, acelga, sementes de abóbora, amêndoas, quiabo, arroz integral, sementes de sésamo, castanha de caju, farelo de aveia, abacate, figo seco, chocolate amargo, coentro e salmão.

Benefícios do magnésio para a saúde

Um dos principais benefícios do magnésio é proteger o coração, ou seja, o mineral é essencial para a saúde cardiovascular porquê ajuda manter a regularidade dos batimentos cardíacos e no controle da pressão arterial.

Outro ótimo benefício do magnésio é melhorar o funcionamento do cérebro. Não é atoa que o mineral é conhecido como um ótimo remedio para memoria natural. Isso é devido o mineral participar na transmissão de impulsos nervosos aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.

Magnésio ajuda no bom sonoPara quem sofre com insônia e deseja melhorar a qualidade do sono, é imprescindível ter uma dieta rica em magnésio. Afinal, o mineral ajuda regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado.

O mineral também ajuda na digestão, ou seja, ele ajuda evitar problemas como indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e constipação. Esse é um dos mais conhecidos benefícios do magnésio, que é amplamente utilizado em virtude de suas propriedades laxantes.

O magnésio também é ótimo para quem busca emagrecer, o motivo é porquê o magnésio promove a regulação dos níveis de açúcar. Quando os níveis de açúcar estão altos, maiores são as chances do corpo acumular gordura, principalmente a abdominal. Isso faz o magnésio ser muito melhor do que qualquer outro termogênico, por exemplo.

Justamente por esse detalhe faz o magnésio ser um ótimo aliado contra diabetes. Isso faz também o uso desse mineral ser um ótimo tratamento para pessoas que já possuem diabetes.

Magnésio ajuda na saúde da pele, cabelo e unhasO colágeno é uma proteína extremamente importante para o corpo humano, uma vez que cumpre numerosas funções estruturais. Entre seus principais benefícios é manter a pele firme os cabelos saudáveis e brilhantes, as unhas resistentes. E ter uma dieta rica em magnésio ajuda na produção natural do colágeno no corpo.

Além de oferecer todos esses benefícios citados acima, o magnésio ainda contribui (e muito!) para uma melhor nutrição. Isso porquê o magnésio tem um importante papel na absorção de outros nutrientes como o sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas.

Todos esses nutrientes são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio. Por esse motivo é muito importante ter em sua dieta alimentos ricos em magnésio.

De acordo com especialistas o recomendado de magnésio para cada pessoa é:

  • De 1 a 3 anos: 80 mg

  • De 9 a 13 anos: 240 mg

  • De 14 a 18 anos: 410 mg para homens, 360 mg para mulheres, 400 mg para grávidas e 360 mg para mulheres amamentando;

  • De 19 a 30 anos: 400 mg para homens, 310 mg para mulheres, 350 mg para grávidas e 310 mg para mulheres amamentando;

  • De 31 a 50 anos: 420 mg para homens, 320 mg para mulheres, 360 mg para grávidas e 320 mg para mulheres amamentando;

  • A partir de 51 anos: 420 mg para homens e 320 mg para mulheres.

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