É Possível Crescer Mais já Adulto?

Neymar (1,75 m) e Piqué (1,94 m)

Vamos conversar de altura, o nosso grande craque Neymar tem 1,75 m de altura, você considera essa altura alta ou baixa? Cada pessoa tem uma opinião diferente sobre isso, mas ele pode ser considerado uma pessoa de estatura média, nem alto nem baixo.

Mas e para as pessoas mais baixas, com menos de 1,60 m; será que há uma técnica milagrosa para aumentar o nosso crescimento natural? Existe maneira de crescer mais?

Pra conversar desse assunto a gente responde a uma questão de uma seguidora, ela mandou a sua dúvida pelo Facebook, ela chama Amanda e questiona o seguinte: “Tenho 21 anos e minha altura é 1,49 cm, eu me acho baixa demais, quero saber uma recomendação de um medicamento para crescer ao menos mais 10 centímetros, tem como?”

Lamentavelmente eu vou ter que te revelar que aos 21 anos é bem pouco plausível que você ainda tenha um crescimento em altura e menos plausível ainda que este aumento seja da ordem de 10 centímetros.

A altura final da gente de algum modo é programada pela nossa genética, se você possui um pai mais baixo e uma mãe mais baixa, você certamente vai ser mais baixa igualmente; se você possui um pai bem alto e uma mãe bem alta é mais plausível que você tenha uma altura maior, por isso há uma transmissão quantitativa em relação ao quesito da nossa altura, não é possível para modificar essa programação genética.

Além disso pode ocorrer com algumas indivíduos que ao longo da infância sofreram um processo de desnutrição, tiveram doenças crônicas, ou se alimentaram mal, terem um impacto distinto na altura final mesmo tendo uma programação genética para serem mais altas, porém esse não parece ser o seu caso.

O que define além da genética o nosso crescimento?

Ao longo a infância e no início da puberdade a gente possui um processo de crescimento que progride lentamente; já no momento em que chega na puberdade ocorre o que a gente chama de “estirão”, que é um movimento acelerado de crescimento ao longo de uns 2 ou 3 anos, ocorre em redor dos 12 aos 15 anos de idade.

Os hormônios e transformações sexuais na puberdade

A partir da hora em que inicia as nossas transformações sexuais, na ciclo da adolescência, que os hormônios estão a flor da pele, como um viagra para o corpo da mulher e do homem; essa zona de incremento do nosso corpo vai fechando e se tornando pouco possível que a gente tenha um incremento bem impactante.

No hora que a gente entra na adolescência os hormônios sexuais masculinos e femininos de alguma maneira interferem nessa zona de incremento dos nossos ossos longos, e isto faz com que o crescimento desacelere até paralisar no fim da adolescência.

Por isso se você ainda estivesse na adolescência ou para entrar na adolescência, os médicos poderiam intervir com alguns hormônios, para tentar fazer você passar a ter um pouco mais de altura; porém aos 21 anos certamente a sua adolescência já foi encerrada há um tempo, não tem o que executar, não tem milagre, não tem magia pra você ter um crescimento, bem menos um incremento acelerado, sua altura atual certamente vai ser sua altura ao longo toda a vida.

Ousadia e alegria

A gente tem que se harmonizar ao que a gente é, seja feliz do jeito que você é!

Curtindo nosso site? Então conta para os seus amigos, compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *